segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Portugal no mundo...

HOME
A língua Portuguesa
Portugal no mundo
A CPLP- Comunidade de Países de Língua Portuguesa
Variedades da língua portuguesa: Portugal e Brasil
GRAMÁTICA PORTUGUESA
Contactos
Portugal é um país soberano, de regime político republicano parlamentar, que se situa na parte sudoeste da Europa e que se  localiza na parte Oeste da Península ibérica.
Para além da sua parte continental, o seu território administrativo incluí também os territórios Insulares, (as regiões autónomas) dos Açores e da Madeira que se situam em pleno Oceano Atlântico.
O território português é delimitado a Norte e a Leste por Espanha e a Sul e Oeste pelo Oceano Atlântico.
É importante referir que durante os séculos XV e XVI Portugal, que foi pioneiro da expansão marítima, pois foi o primeiro país do ocidente, a aventurar-se pelas então desconhecidas imensidões oceânicas, foi também uma potência mundial, cultural, social e económica e sede de igual modo do primeiro e mais duradouro Império colonial, de amplitude global  de sempre.
Do Portugal contemporâneo pode-se dizer que se trata de um país desenvolvido do ponto de vista económico e social, politicamente estável e que se conta entre os 20 países com melhor qualidade de vida do mundo, muito embora o seu PIB per capita seja o mais baixo dos países da Europa Ocidental.
Portugal é membro de algumas organizações e organismos internacionais tais como a ONU, a NATO e a C.E.E. (União Europeia) ou a CPLP.
Portugal é um país de clima ameno (suave), cujo relevo é montanhoso a norte (na parte norte), intercalado por planaltos ao centro e ao sul do rio Tejo predominam as paisagens de planícies. Os dois pontos mais altos de Portugal Continental e insular são a Serra da Estrela e o Pico da Ilha do Pico que é a elevação mais alta de todo o país.


A capital de Portugal  (ao lado e encima) e também a maior cidade de Portugal é Lisboa, seguindo-se-lhe a cidade do Porto ( a segunda maior cidade portuguesa). Outras cidades igualmente importantes são Aveiro (conhecida por alguns como a Veneza Portuguesa devido aos seus muitos canais e aos seus barcos característicos, os moliceiros, semelhantes a gôndolas); Braga (a cidade dos Cardeais sede de um importante episcopado), Chaves (uma cidade milenar), Coimbra (com uma velha Universidade, rica em tradição estudantil, a mais antiga do país), Guimarães (a Cidade Berço, pois foi a primeira capital do país),entre algumas outras de grande interesse cultural como Évora, Santarém. Um importante santuário a visitar é o de Nossa Senhora de Fátima (foto abaixo).


A Cultura Portuguesa
A cultura portuguesa tem as suas raízes na cultura fenícia, púnica, hebraica, berebere e romana.  A diferenciação cultural do povo português manifesta-se na construção das habitações típicas, nas tradições religiosas e pagãs e também na gastronomia regional.
No plano cultural o país tem-se destacado em várias áreas, nomeadamente nas áreas da literatura (onde teve um prémio Nobel na pessoa do escritor José Saramago), música, Pintura, Escultura, Teatro, Dança, Moda e Design, e do Desporto (onde se tem destacado no Futebol, no Atletismo, no Ciclismo, e no
Hóquei em Patins).

Literatura
A literatura portuguesa divide-se em prosa, poesia e teatro...
Parafraseia-se que Portugal é "um  país de poetas", o que assim é de facto, pois a poesia portuguesa tem, ao longo da história da literatura portuguesa, tido um papel preponderante, suplantando em peso e influência o da  prosa. No campo da poesia existem bastante bons exemplos tanto na poesia lírica como na épica de autores que se destacaram nesta área, sendo que, talvez aqueles vultos que mais se destacam na literatura portuguesa, dos mais notávelmente conhecidos mundialmente sejam Luís Vaz de Camões  (autor do poema épico " Os Lúsiadas"" , bem como de alguns sonetos e autos ) e Fernando Pessoa.

No campo da Prosa a literatura Portuguesa, foi também mãe de muitos e bons escritores de entre eles destacando-se: Bernardim Ribeiro, Eça de Queirós, ( "O Primo Basílio"; " A Tragédia da Rua das Flores"),
Ramalho Urtigão, Fernando Namora, José Saramago, Lídia Jorge entre outros.
Na literatura dos Países lusófonos (países de língua portuguesa)
destacam-se: Jorge Amado (Brasil),Machado de Assis (Brasil), Mia Couto (Moçambique), e Pepetela  (Angola).

A Arquitectura Portuguesa
Neste campo destacam-se as grandes realizações arquitectónicas, hoje monumentos nacionais sobejamente conhecidos tais como a Torre de Belém, o Mosteiro da Batalha e o Mosteiro de Belém, o Convento de
Jesus em Tomar , obras do período Manuelino, período em que a Arquitectura Portuguesa em que atingiu um patamar de notabilidade, pois faz a transição entre o Gótico e o Renascimento.
De uma certa forma geral a Arquitectura Portuguesa tendeu sempre a seguir, ainda que com atraso, as tendências europeias. Há a destacar no panorama contemporâneo da Arquitectura Portuguesa alguns nomes como Álvaro de Siza Vieira e Tomás Taveira de entre outros.
A Pintura  Portuguesa
De forma semelhante à Arquitectura, a Pintura Portuguesa tendeu sempre a seguir aquilo que se faz no resto da Europa. Uma das grandes referências da Pintura Portuguesa do renascimento, embora de autor desconhecido são os paineis de S. Vicente de Fora. Alguns dos nomes que se destacam na Pintura Portuguesa são Amadeo de Souza Cardoso, Maria HelenaVieira da Silva, Henrique Medina e  Paula Rego. Embora haja igualmente outros bons nomes.
Na pintura dos países lusófonos (de língua portuguesa) destacam-se:
Júlio Claúdio Portinari (Brasil) e Malangatana (Moçambique).

Escultura
Aqui os nomes em destaque são António Soares dos reis, e José Cutileiro, para referir alguns.
Música e Dança
O panorama musical é bastante diversificado, tanto ao nível da música tradicional, erudita (clássica) e moderna.
A música tradicional está associada às tradições culturais de cada região do país, possuindo as várias regiões os seus conjuntos de música e dança tradicionais, bem como os seus grupos corais. entre os géneros musicais
tipicamente portugueses, com projecção internacional, pode-se referir o fado, dado a conhecer para o mundo exterior, pela fadista Amália Rodrigues. A música dita erudita sofre influências exteriores, bem como a música contemporânea.
As influências mais notórias dentro da música contemporânea de cariz mais popular são a dos géneros country and western, da sertaneja e do forró brasileiros ( na Música Pimba), e na Música Rock é bastante grande a influência da Música Anglo-Saxónica.
Esta tendência reflecte-se também na dança.
O Teatro Português
O Teatro Português chegou um tanto tardiamente, ao cenário cultural e artístico no século XVI , datando daí ( desse tempo) as primeiras peças teatrais, denominadas autos e destacando-se nessa época o nome de Gil
Vicente, apelidado de " O pai do Teatro Português".
O Teatro Português popularizou-se entre as camadas sociais mais baixas nos inícios  do século XX, com o advento do Teatro de Revista.
A Culinária Portuguesa
A Culinária Portuguesa ( Cozinha Portuguesa ) é uma das mais variadas do mundo, manifestando influências Ibéricas, Mediterrânicas e Indicas, e mais se falará dela adiante.

Portugal é também patrono de grandes Vinhos, destacando-se os vinhos:

Porto (na foto um dos barcos que transportava o vinho do Porto), Madeira, Dão, Verde e os Vinhos do Alentejo (Região sul de Portugal).


Portugal tem-se destacado muito recentemente no Futebol através de nomes como Luís Figo e Cristiano Ronaldo na foto embaixo.




Tradicionalmente, um pouco á semellhança de alguns outros povos como o Americano (Uncle Sam) e o Inglês (John Bull) , Portugal tem também o seu herói, o Zé Povinho representado na foto mais abaixo.




HOME
A língua Portuguesa
Portugal no mundo
A CPLP- Comunidade de Países de Língua Portuguesa
Variedades da língua portuguesa: Portugal e Brasil
GRAMÁTICA PORTUGUESA
Contactos

Sem comentários:

Enviar um comentário