sábado, 21 de novembro de 2009

Apresentando a língua Portuguesa....




HOME
A língua Portuguesa
Portugal no mundo
A CPLP- Comunidade de Países de Língua Portuguesa
Variedades da língua portuguesa: Portugal e Brasil
GRAMÁTICA PORTUGUESA
Contactos

Apresentando a Língua Portuguesa

A língua Portuguesa é uma língua românica (derivada do latim) e que teve a sua origem geográfica no território que hoje é a Galiza (em Espanha) e no norte de Portugal.

É falada  oficialmente por uma população de cerca de 290 milhões de pessoas em 8 países, em quatro continentes; Europa, África, América do Sul e na Ásia.

A língua Portuguesa é a língua oficial nomeadamente de :






Portugal (Estado do sul da Europa, localizado na PenínsulaIbérica e que faz fronteira terrestre com a Espanha ) -país de onde se origína esta língua
Cabo Verde
Moçambique (África Austral)


Angola (África Ocidental)
S. Tomé e Príncipe (África Ocidental)
Guiné - Bissau (África central)
Brasil - América do Sul

e Timor - Leste (uma das nações mais recentes do mundo,situada nos limites da Ásia).

Para além destes estados soberanos, a língua portuguesa é também falada em Macau, no mar da China, nos antigos territórios de Goa, Ilhade Angediva, Dadrá, Amgebor, Gogolá, Nager-Aveli, Damão e Diu, na Índia e é falada, também na província de Malaca, onde subsistem dialectos, originários do português arcaico, ainda bastante inteligíveis .

Há ainda a apontar que a língua portuguesa é língua de trabalho de algumas organizações e organismos internacionais tais como :



Mercosul


União Africana

União latina

União europeia


O.E.A. (Organização de Estados Africanos)




  • C.P.L.P. (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa)
    Unasul



    Organização dos Estados
    Americanos


    É também língua de ensino obrigatório na Argentina e no Uruguai que foi, históricamente, parte do Império Português nas Américas. A
    língua Portuguesa é também a 5ª língua mais falada no mundo e a terceira
    mais falada do mundo Ocidental.
    Tal como aconteceu de forma semelhante com alguns outros idiomas, a língua portuguesa sofreu uma evolução histórica ao longo do tempo, tendo sido influenciada também por vários outros idiomas até alcançar o estágio actual.
    A partir do séc XV, altura em que Portugal começou a consolidar o seu Império Colonial a língua portuguesa começou a espalhar-se pelo mundo, o que teve como consequência que a língua Portuguesa se torna-se a língua oficial em pelo menos 8 países do mundo (aqueles onde a sua influência directa e colonizadora se tornou mais notória).
    Existem perto de 20 línguas crioulas baseadas na portuguesa.
    A língua Portuguesa é também falada na diáspora (nas comunidades de
    portugueses e de outros povos de língua portuguesa fora dos seus países natais, respectivamente) como língua minoritária em Andorra (país vizinho de Espanha ), Luxemburgo, Paraguai, Namíbia, Maurícia,  Suíça,França,existindo também importantes comunidades lusófonas em  França, Hamilton, nas Ilhas Bermudas, Toronto,Hamilton, Montreal e Gatineau no Canadá, Boston, Nova Jérsei e Miami nos EUA e Nagoia e Hamamatsu no Japão.
    A língua portuguesa moderna possui vários dialectos e subdialectos, falares e subfalares, que são muitas vezes bastante diferenciados entre sí.Isto além dois dois padrões que são internacionalmente reconhecidos (o Português  Brasileiro e o Português Europeu)
    .
    Actualmente a língua Portuguesa é a única língua do mundo Ocidental, falada por mais de 100 milhões de pessoas com duas ortografias oficiais divergentes.
    No sentido de se colmatar e ultrapassar estas diferenças foi estabelecido um acordo ortográfico entre Portugal e Brasil .





    Estima-se  (é estimado) que a língua Portuguesa se componha de cerca de 356 mil
    vocábulos referenciados.


    HOME
    A língua Portuguesa
    Portugal no mundo
    A CPLP- Comunidade de Países de Língua Portuguesa
    Variedades da língua portuguesa: Portugal e Brasil
    GRAMÁTICA PORTUGUESA
    Contactos


  • Sem comentários:

    Enviar um comentário