segunda-feira, 23 de novembro de 2009

A CPLP- A Comunidade de Países de Língua Portuguesa

HOME
A língua Portuguesa
Portugal no mundo
A CPLP- Comunidade de Países de Língua Portuguesa
Variedades da língua portuguesa: Portugal e Brasil
GRAMÁTICA PORTUGUESA
Contactos


A C.P.L.P. ( Comunidade de Países de Língua Portuguesa) é uma organização inter-estados, criada em 17 de Julho de 1996 por Portugal, Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Cabo-Verde, São-Tomé e Príncipe e Brasil, e que actualmente engloba 8 Estados, tendo em 1 de Agosto de 2002, na sua IV conferência, acolhido Timor-Leste, logo após a independência daquele país como membro integrante.
Além dos 8 membros integrantes a C.P.L.P. conta com dois estados observadores associados desde 2006, a República da Guiné Equatorial (antiga Colónia espanhola) e as ilhas Maurícias (geográficamente próximas de Moçambique, no Oceano Ìndico, vive aí uma importante comunidade Moçambicana). Em 2008, na cimeira de Lisboa formalizou a adesão como observador  associado a Répública do Senegal, elevando assim aquele número para três.
Para além daqueles países (observadores associados) a C.P.L.P. integra um número de países oficialmente interessados (ou porque possuem algum tipo de vizinhança político-geográfica, ou porque integram comunidades lusófonas dentro dos seus respectivos territórios, ou ainda também porque dispõem de comunidades imigrantes dentro de países de língua oficial portuguesa).
Dentre o número de países oficialmente interessados constam:

Andorra Membro associado (lígua: o Catalão ) estado da Europa, aguarda adesão em]2010 - VIII Cimeira da CPLP

MarrocosMembro associadoÁrabeÁfrica33.757.175[3]2010 - VIII Cimeira da
CPLP - Luanda

FilipinasMembro associadoFilipino e  expressão inglesa -
Cimeira da CPLP - Luanda

Galiza Membro Associado (Galego e castelhano) Dependente da
aprovação do governo Espanhol. A Galiza note-se é linguística e culturalmente próxima de Portugal, e a língua Portuguesa tem um passado comum com a galega de onde deriva.

Macau (aguarda integração como membro) Português e chinês (cantonês) situa-se na Ásia , e o estatuto de integração está dependente  também da aprovação do governo Chinês

Malaca (Membro associado Malaio) -Dependente da aprovação do governo Malaio

Goa -Membro associado ( língua Concani) dependente da aprovação do governo Indiano

Croácia -Membro associadoCroata  aguarda integração como membro associado em 2012 - IX Cimeira da CPLP

Romênia -Membro associado ( língua Romena)  aguarda integração em 2012 - IX Cimeira da CPLP

Ucrânia -Membro  associado (língua, o Ucraniano) situa-se na Europa e aguarda integração como membro associado em 2012 - IX Cimeira da CPLP

Indonésia -Membro associado (lígua : Indonésio) situado na Ásia aguarda adesão em 2012 - IX Cimeira da CPLP

Venezuela- Membro associado (língua: castelhano) país da América do Sul aguarda integração em 2012 - IX Cimeira da CPLP.
Para além destes estados e regiões Oficialmente interessados , existem também algumas organizações que possuem o estatuto de Observadores consultivos.
Outro país que mantém também algum interesse em aderir à organização é também o Uruguay que já foi parte integrante do antigo Império português e devido, também ao facto de possuir uma vizinhança com o Brasil e junto à sua linha de fronteira existir um número crescente de falantes da língua portuguesa.

 Ambito geográfico e atribuições da C.PL.P
A C.P.L.P. possui uma população  dentro dos países que a compõem de cerca de 230 milhões de habitantes e uma área geográfica maior do que a do Canadá, o segundo maior país do mundo.
A impotãncia da C.P.L.P. já foi decisiva para alguns países membros como por exemplo a Guiné-Bissau onde ajudou a controlar os frequentes golpes de estado, ou em São Tomé e Príncipe , onde ajudou a endossar algumas reformas económicas.
A CPLP é dirigida pelo Secretariado Executivo, que estuda, escolhe e implementa planos políticos para a organização. este secretariado executivo fica localizada em Lisboa. O mandato do Secretário Executivo tem a duração de dois anos, e é passível de uma reeleição.
A Conferência dos Chefes de Estado e de Governo da CPLP é bienal e estuda as prioridades e os resultados da CPLP nos mais diversos âmbitos. O plano de acção é tomado pelo Conselho dos Ministros dos Negócios Estrangeiros e Relações Exteriores, o que que acontece anualmente. Há ainda encontros mensais do Comité de Concertação Permanente da organização.

A Bandeira da C.P.L.P.
A Bandeira da C.P.L.P. é de côr branca e ostenta como símbolo oito asas, cada uma das quais representa um dos seus estados- membros











HOME
A língua Portuguesa
Portugal no mundo
A CPLP- Comunidade de Países de Língua Portuguesa
GRAMÁTICA PORTUGUESA
Contactos

Sem comentários:

Enviar um comentário